quarta-feira, 26 de maio de 2010

7. NOVAS TENDÊNCIAS

É sempre arriscado falar sobre novas tendências ou tecer previsões em um mundo cada vez mais dinâmico e surpreendente, onde a inovação é base da competitividade e nem mesmo os modelos econômicos parecem estáveis a ponto de garantir uma continuidade do capitalismo para as próximas duas décadas. Inovações tecnológicas, pressão ambiental, mudanças populacionais e sociais, novos materiais... é fácil perceber vertentes comuns de forma mais ampla nos modelos futuristas, mas também já é possível perceber tendências mais específicas em andamento, capazes de mostrar um direcionamento já claro para a gestão logística.

De forma muito ampla os modelos de gestão “enxutos”, onde a quantidade de estoque é mínima e os processos acontecem de forma puxada ou sincrônica – onde sistemas computacionais regulam o fluxo antecipando tendências reais à jusante da cadeia para os demais elos, entes mesmo de ser puxado – acabam por se demonstrar uma grande vantagem e uma lógica direção para os sistemas mais avançados. Mesmo em produtos onde o ganho de escala é que define a concorrência, commodities, materiais de baixa diferenciação e alto custo de transporte, etc. é possível perceber vantagens em controles de materiais e acompanhamento da demanda para a otimização do caixa.

Assim, passando por modelos híbridos, push-pull, as tecnologias puxadas vêm ganhando força. Desde o Just In Time até o Supply Chain Management, Lean Six sigma, Efficient Consumer Response, Lean Distribution, Quick Response e outras siglas que surgem a cada dia, adaptando novas condições e novas realidades a ferramentas mais adequadas.

É também claramente perceptível a diferenciação como uma forma de melhor atender ao consumidor, buscando, logicamente, formas de minimizar o impacto desta diversificação de materiais no aumento de estoques. Assim, técnicas como Vendor Managed Inventory, ou estoque gerenciado pelo fornecedor, Postponment ou diferenciação adiada, personalização em massa, etc. vão buscar garantir uma entrega cada vez mais adequada às necessidades dos clientes.

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